sexta-feira, novembro 19, 2004

Tabaco

A nova legislação quanto ao tabaco deixa-me num estado de ambivalência. Por um lado como não fumador já passei muitas vezes pela desagradável experiência de me ver exposto ao fumo doutros em situações em que não estava fisíca ou mentalmete preparado para o suportar (ou pior ainda, tabaco com um aroma verdadeiramente asqueroso), por outro lado há situações em que não me pareça que esta proibição faça sentido. Compreendo a proibição nos locais de trabalho, hospitais (uma das minhas piores experiências inclui um médico a fumar enquanto me atendia...) restaurantes e escolas, por outro lado há muitos espaços conviviais cujo interesse passa pela possibilidade de ser permitido fumar. Será que vamos a assistir ao renascimento dos clubes de fumo? Pode um espaço de diversão nocturna, sendo um local de trabalho, assumir-se como um espaço para fumadores?
E como é que vai ser feita a fiscalização desta lei? Eu já tive de me passar dentro de um autocarro, porque um cretino não queria apagar o cigarro, vão ser os donos dos cafés etc, que vendem tabaco que vão pedir aos clientes que frequentam e acabam por caracterizar os seus estabelecimentos, que apaguem o cigarro?
Quem é que fará o investimento de criar salas para fumadores?