terça-feira, abril 19, 2005

Perdoa-lhes Senhor

Já comecei a ver as reacções pela blogsofera ao novo Papa.
Algumas reflexões:

  • Acredito que o Vaticano tem alguma influência no mundo. Talvez não tanto como alguns acreditam mas alguma.
  • Tal como o aborto pode ser discutido por aqueles que não geraram vida, também a fé pode ser discutida por aqueles que não a têm.
  • O Vaticano é um estado teocrático e o Papa mais que um líder religioso é também um líder político. Como tal as suas acções podem ser sujeitas a escrutínio por todos.
  • Quando um cardeal misógino, homofóbico, intolerante e anti-liberal com uma agenda ultra-conservadora é escolhido para líder máximo de uma igreja devemos ficar preocupados, ainda que os restantes cardeais tenham toda a legitimidade para o escolher.


  • Dito isto é claro que não posso estar contente com a ascenção de Bento XVI, uma vez que ele vai claramente tentar influenciar a legislação europeia a favor de uma normatividade exclusivista católica que me parece de todo reprovável.

    Infelizmente como já esperava muito dos nossos "liberais" parecem não compreender ou aceitar isto. No Blasfémias apenas Rui A. teve um bom post sobre a eleição e básicamente a comentar que não era inesperado.

    Compreendam, estou-me pouco lixando que Ratzinger seja papa. Mas que o líder político de um país seja um ultra-conservador apostado em vergar o mundo à sua visão da realidade mexe comigo, e não será por respeito às crenças dos outros que deixarei de defender OS MEUS direitos contra quem está apostado em retirar-mos.