sexta-feira, julho 08, 2005

Porque não gostei do Revenge of the Sith

Embora não esperasse que o meu desencanto com o terceiro episódio da saga Star Wars fosse unanime, a ausência de de opiniões semelhantes à minha tem-me surpreendido até porque tenho tido de defender a minha opinião da imcompreensão alheia. Por isso aqui segem as minhas razões:

  • NOOOOOOO!!!
  • A princesa Amidala morre de desgosto (alguns podem achar isto romântico, eu chamo-lhe drama de faca e alguidar).
  • A treta do Qui-Gon Jin no fim (Já estou a imaginar: Obi-Wan Kenobi: The underground years).
  • Midiclorianos.
  • Falta de continuidade entre os episódios.
  • Num universo em que se viajam anos-luz num instante, uma mulher não é capaz de ir fazer uma ecografia para ver se a gravidez está a corre bem, ou se vai ter, digamos, gémeos.
  • Jedi anjinhos. Seriamente, às vezes fiquei com a impressão que os Clone Troopers percebiam mais da força que os Jedi.
  • Narrativa desconexa.
  • Prevalência dos efeitos especias sobre a história. Principalmente quando estes são usados apenas porque podiam ser usados (Conde Dooku, iguana gigante etc.).
  • Más interpretações.
  • Maus diálogos, que podem explicar as interpretações.

Falhas menores? Talvez mas num filme em que a suspensão da descrença é essencial estas pequenas falhas punham-me a pensar nas razões para o filme estar a ser feito daquela maneira e não no que se passava no ecrã.