quinta-feira, dezembro 09, 2004

Ultimania

Há uns dias reencontrei um amigo com o qual não mantinha contacto há cinco ou seis anos. Após a estranheza inicial acabamos por pôr as noticias em dia e rememorar alguns momentos da nossa adolescência. Entre essas recordações, o que me deixou muito surpreendido, ele perguntou-me se eu ainda tinha o jogos de computador “Ultima Underworld” e se este funcionava num sistema operativo moderno.

Este jogos faz parte de uma série, Ultima pela qual eu sou verdadeiramente fanático.
Produto da mente de Richard Garriott, o começo da série deu-se em 1980 com o lançamento do Ultima I em 1980, embora alguns puristas afirmem que Akallabeth de 1978 deve ser considerado o verdadeiro início da série, que se prolongou até 1999 com a publicação de 17 títulos e duas expansões para PC e/ou consolas, culminando no largamente insatisfatório (pelo menos para nós fanáticos) Ultima IX.

Estranhamente apenas conheci dois ou três portugueses que conhecessem os Ultimas, e por isso mais me fascina ter contagiado alguém para esse mundo.