quinta-feira, maio 27, 2004

Propinas

Próxima quarta-feira dia 2 de Junho o senado da Universidade de Coimbra vai decidir sobre a fixação da propina para o próximo ano lectivo, tendo sido ontem, supostamente um dia de luta nacional pelo ensino superior.
Não sei como correu no resto do país mas é sintomático que estando marcado já há algum tempo a AAC só tenha marcado a Assembleia Magna (AM) onde seria discutido para a véspera dia 25.
Obviamente correu mal, tendo culminado numa infeliz cena de pancada que não dignificou em nada os estudantes. No entanto o que mais me chocou foi a posição da DG/AAC.
Para além da falta de planeamento que todo o processo mostrou durante os ultimos dez dias (obviamente a queima das fitas é muito mais importante que tudo o resto...), muitos de nós foram postos perante uma clara falta de coerência senão mesmo de coragem.
Tendo sido convocado um plenário alargado para discutir a posição no senado, a invasão deste com vista à inviabilização do seu funcionamento, tranferindo para o governo a fixação da propina (mínima), apesar de infeliz, acabou por ser a mais consensual pela sua eficiência, no entanto quando chegou a hora da AM da proposta da DG não só não constava a invasão do senado como aliás este nem sequer era mencionado. Ao longo de toda a noite assistiu-se a tentativas de terminar a magna sem deliberações por falta de quórum, e por diversas vezes Miguel Duarte dirigiu-se à audiência por causa da "polémica" proposta de invasão do senado.

Dado que em nenhum momento a invasão foi verdadeiramente contestada gostaria de saber onde estava a polémica? Na realidade a DG simplesmente não queria assumir essa posição como sua, e ao mesmo tempo não queria que sendo aprovada, como foi, parecesse uma decisão unânime.
Como é possível mobilizar os estudantes para defenderem os seus direitos se os seus representantes fazem o seu trabalho tão mal? Obviamente na próxima semana a propina máxima vai ser aprovada e provavelmente nem vai haver tentativa de invasão dado que aparentemente não é do interesse da DG.
Depois de tudo isto porque é que a DG faz os núcleos perderem tempo em reuniões inúteis?

P.S. a certa altura da Magna o modo como Miguel Duarte fez campanha pelo PS foi escandaloso.