segunda-feira, dezembro 20, 2004

Ultimania XI

À data de lançamento o UIX vem completamente injogável, com problemas técnico a aparecerem em sucessão. Ainda antes do lançamento oficial já havia sido disponibilizado um patch no site oficial do jogo, mas os problemas persistem durante meses, aos quais se tem de acrescentar a exigência de recursos que o jogo impunha aos sistemas da altura. No entanto para os fãs estes problemas acabam por se tornar um mal menor.
Pequenas falhas vão aparecendo pouco a pouco. Inconsistências com os jogos anteriores, um enredo simplista que misturava à sorte e sem qualquer discernimento elementos dos jogos anteriores e que no fim se limita a dizer que se matares o Vilão todos vivem felizes para sempre. A desilusão é tão maior por este ser o largamente anunciado fim da série, o culminar de vinte anos de história, e pela defesa encarniçada que alguns dele fizeram.

Pessoalmente, creio que se o jogo não tivesse Ultima no título eu deixaria passar em branco essas falhas e apreciaria um jogo que por si só até seria razoável. Mas quando assume o legado dos jogos que o precederam, o número de inconsistências que apresenta é completamente inaceitável.