segunda-feira, janeiro 03, 2005

Programas eleitorais.

Retirado d'A Peste:

Cidadão: 10 questões

Já anteriormente tentei contribuir na medida do meu possível para o esclarecimento eleitoral; desta vez fui um bocadinho mais longe e enviei aos cinco principais partidos políticos este e-mail:
Caros BE, PCP, PS, PSD e PP,

Sou advogado, natural de Monção, mas residente em Coimbra. Nas últimas três ou quatro eleições, preparei-me para exercer o meu direito de voto lendo os programas e manifestos eleitorais dos partidos, recolhidos dos respectivos sites. Desta vez, e dadas as circunstâncias que dão às Legislativas de Fevereiro um carácter muito particular, decidi usar o correio electrónico como forma de vos indagar directamente.
Este e-mail contém as questões que considero decisivas para a orientação do meu sentido de voto neste momento. Peço que me respondam de maneira directa e elucidativa para jorgevaznande@gmail.com e que as respostas sejam assinadas. As respostas serão publicadas no meu blog, http://apeste.blogspot.com, bem como esta mensagem original.

1- Portugal é hoje um país de acolhimento de imigrantes. Qual é a vossa proposta para a sua integração cultural?
2- Maior investimento cultural no interior: sim ou não? Em que moldes?
3- Na cultura, o que é mais importante apoiar: o património ou a criação?
4- Que propõem para a melhoria da rede de transportes públicos, principalmente quanto ao interior?
5- Que propõem para reduzir o peso da Administração Pública?
6- Que propõem para resolver o problema da abstenção fiscal?
7- Despenalização da interrupção voluntária da gravidez: sim ou não? Para quando? Em que moldes?
8- Se fossem colocados na posição em que o Governo de Durão Barroso esteve, estaríamos nós hoje a ajudar o esforço de guerra no Iraque?
9- O que propõem para a melhoria e ampliação do acesso da população aos novos meios de comunicação, designadamente o acesso à Internet, em geral, e através da rede ADSL, em particular?
10- É justo que os estudantes universitários sustentem na totalidade a segunda etapa dos seus cursos, com a aplicação da Declaração de Bolonha, quando as suas propinas foram já mais do que duplicadas nos últimos dois ou três anos?

Agradecendo desde já o que espero ser um enorme contributo para o esclarecimento dos eleitores e cidadãos, despeço-me,

com cumprimentos,

Jorge Vaz Nande

P.S.: este e-mail foi enviado para as seguintes moradas: blocoar@ar.parlamento.pt; secção de perguntas no site do BE; pcp@pcp.pt; gp_pcp@pcp.parlamento.pt; secção de perguntas no site do PCP ; gp_ps@ps.parlamento.pt; portal@ps.pt; secção de perguntas no site do PS; gp_psd@psd.parlamento.pt; psd@psd.pt; secção de perguntas no site do PSD; gp_pp@pp.parlamento.pt; geral@lisboa.cds-pp.pt . No momento em que escrevo, não é possível a ligação ao site principal do PP, logo, não me foi possível recolher um e-mail geral deste partido.


Para já parece que só o PP é que respondeu, ainda que a adiar para Janeiro.