sábado, janeiro 08, 2005

Radiografia política

Desde que tenho idade para votar, apenas nas autárquicas de 2001 e nas Presidenciais é que não votei no Bloco.

Nas autárquicas votei no João Soares, pois no geral o trabalho realizado era positivo, e após dois anos de PSL e capangas estou completamente certo da correcção do meu raciocínio. Nas presidenciais votei em Jorge Sampaio, principalmente porque o Fernando Rosas é quanto a mim uma excelente razão para não votar no bloco. Com os acidentes dos últimos meses arrependo-me profundamente da minha decisão. Devia ter votado em branco.

Não sinto especial fidelidade ao Bloco, mas não concordo com a categorização de extrema-esquerda que frequentemente fazem dele. Se tem franjas que são profundamente esquerdistas parece-me que na realidade a grande massa apoiante do Bloco são aqueles que como eu se encontram desiludidos com a prática política do PS, e a maioria das propostas apresentadas até são de carácter Social-Democrata. Seguisse verdadeiramente o PS as orientações ideológicas presentes na sua génese, e a base de apoio do Bloco seria bem mais estreita.