domingo, março 27, 2005

Disparates universitários - avaliação

Estes relatos recolhidos da internet têm a importância que têm, recolhi 50 incidentes tanto quanto sei verdadeiros (pelo menos os da UC são bastante difundidos em Coimbra portanto a sua veracidade até é provável), mas sem generalizar dá para ver uma série de coisas:

- praticamente metade das respostas provem do privado contra o quinto com origem no ensino superior público, tendo sempre favorecido o privado e prejudicando o público nos casos incertos, isto é, quando apareciam casos duvidosos que me pareciam do privado contava como indeterminados e quando acontecia o mesmo em relação ao público contava como sendo calinadas em universidades públicas.

- Quase todas as asneiras são provenientes de cursos de direito ou de relações internacionais. O que é que isto significa? Nada, pode ser simples subrepresentação de outros curso mas é curioso como a maior parte dos quadros políticos provém destes cursos. E também é curioso que os nossos políticos docentes leccionem maioritariamente em instituições privadas.

Quando se fala na extensão da acção social ao ensino privado, e da recompensa do mérito pode ser boa ideia relembrar os casos que mencionei nos últimos posts, e que os nossos representantes políticos não são na sua maioria partes desinteressadas e imparciais neste processo.