sábado, junho 18, 2005

Visibilidade

Nos últimos anos o tema das deficiências tem-se tornado um dos meus maiores interesses o que me levou a escolher como tema de investigação final a surdez.

Como em todas deficiências, e talvez mais do que as outras, um dos problemas com que os surdos se deparam no espaço público é a sua falta de visibilidade, o que me levou a experiênciar um momento eminentemente etnográfico na passada quarta-feira quando tive a aula de Língua Gestual Portuguesa no Centro Comercial Colombo.

A perplexidade dos trauseuntes em ver um grupo de pessoas a gesticular entre si era notória, mas mais que isso o surpreendente foi haver pessoas que claramente não conseguiram apreender o que se passava ali. A menina da loja de perfumes que não conseguia tirar os olhos de nós, o segurança que nos seguiu durante quase cinco minutos, o chungosito que parecia estar quase a dar um jeito no pescoço de tanto nos olhar.

E com toda a certeza houve muito mais que me passaram despercebidos, e que provavelmente dariam excelente material para um filme documental, mas que são ilustrativos do ostracismo a que são sujeitas as pessoas com deficiências em Portugal.