domingo, maio 29, 2005

A ler


Projecto Matrimonial

Encontrado n'A Grande Loja:

Em França um Procurador da República impediu o casamento de uma transsexual reconhecido como mulher pelo estado Francês com um travesti devido a "ausência de projecto matrimonial".

Aplaudo a decisão do magistrado. Um casal só devia poder casar-se depois de longa consideração e o preenchimento de um plano detalhado de actividades a promover durante a duração do casamento e reconhecido notarialmente. O que este procurador fez foi lançar as bases de um revolucionário sistema de responsabilidade matrimonial. A próxima medida será invalidadar todos os casamentos realizados nos últimos cinco anos até poder ser fiscalizada a existência do projecto matrimonial.

sábado, maio 28, 2005

Ser chefe é fixe!

Agora percebo porque é que o Guterres queria ir para o ACNUR:


Humanitarian my ass! Rebarbado isso sim!

A ler


Ironias

A Associação de Familias Numerosas a bater-se pelo fim da Educação Sexual.


PS Sem querer parecer repetitivo, mas para se acabar alguma coisa é necessário que esta exista.

Surpresas

Foi com grande surpresa que descobri a popularidade da Liliana Santos é bem maior que a da Isabel Figueira. Eu até nem estava muito preocupado em fazer o post mas de repente torna-se a página mais popular deste blog. Quer dizer não há direito, e então a Isabelinha??!

A ler

História da Sexualidade de Foucault.

Nunca as primeiras páginas de um livro me pareceram tão acertadas.

Sacanices

Uma das maiores pulhices que nos devem ter feito é a terem criado a noção que a felicidade é um estado normal, definível, alcançável, necessário e natural da existência humana.

sexta-feira, maio 27, 2005

Afinal não é só nos EUA.

Retirado do Diário Ateísta:

Headmaster creates stir over evolution

Minister Van der Hoeven wants intercultural debate on evolution in
education and science"
.

Isto é grave, na Itália já Berlusconi tentou, e teve de desistir, retirar a evolução dos programas devido a protestos massivos, e uma ultra-ortodoxa ministra da educação Sérvia foi demitida pela mesma razão, mas a possibilidade do inicio de um debate entre o evolucionismo e o criacionismo na sua mais recente encarnação do "Design Inteligente" (ID) não abona nada de positivo para o ensino da ciência na Europa. Mais que o ensino da sua "teoria" o que os proponentes do ID querem é uma redefinição da ciência que a despoje do seu carácter científico.

Será que em Portugal a contestação seria a mesma caso fosse tentada uma manobra destas?

quinta-feira, maio 26, 2005

Tirando a absurda subida do IVA o plano do PM até não é mau. Será suficiente?
Acho que acertaste em cheio. Claro que há alguns que fazem essa defesa em quaisquer circunstancias. Infelizmente!

segunda-feira, maio 23, 2005

Revenge of the Sith

Não fiquei maravilhado. A partir da traição dos Jedi o filme ganha interesse mas antes disso a história é apressada, tornando-se algo chata, no que é prejudicada por intrerpretações fraquinhas. Em abono da verdade a série nunca foi suportada por brilhantes interpretações, mas é sintomático quando os efeitos especiais dos primeiros filmes me impressionaram mais que os dos últimos.

E as coisas torna-se um pouco ridículo quando este:

é o melhor actor do filme.

PS. E não era preciso relembrarem-nos dos midiclorianos...

A ler


sexta-feira, maio 20, 2005

Sex Ed

Tenho de dizer que não li a noticia do Expresso. E quando vi o post no faccioso não liguei, pensei que era uma piada de mau gosto.

Só que entretanto as coisas descambaram totalmente, inclusive com uma absurda petição. Tudo começou com um comentário da Catarina:
Ultimamente tenho-me lembrado de muito e variados motivos para abominar as religiões que nos têm envenenado a civilazação. E sempre que eu (ou algum amigo mais prestimoso) me lembro de alguma coisa boa que, ainda que arrevezadamente, possa ser atribuída a uma religião, logo me lembro de meia dúzia de coisas francamente más.
Vem este post apropósito deste post e dos respectivos comentários. E ainda acrescento que já no sábado, ao ler o artigo do Expresso que lhe deu origem, pensei o mesmo: entre os muito males que fizeram ao mundo, as religiões «bíblicas» transformaram o sexo numa fonte de infelicidade. Por isso, como por muitas outras coisas, raios as partam!
Lendo o artigo e os respectivos comentários (e ainda aconselho, por hilariante para lá de qualquer descrição, a «petição» que num desses comentários se anuncia) fica-se com a ideia de que as crianças nascem assexuadas e assm comtinuam atépor volta dos doze anos, altura em que lhes nascem os ógão sexuais e a curiosidade.
Abóbora! Mas ninguém se lembra de ser miúdo? Ninguém tem filhos? Nunca ninguém viu um bebé a brincar com os próprios órgão genitais? Ou um garoto ou uma garota de três, ou cinco ou seis anos? São todos cegos, ou estúpidos, ou pensam que nós somos?

Relido o post, acho-o um pouco agressivo, mas confesso que começa a faltar-me a paciência para estes rebanhos de virgens ofendidas. Eu tenho duas filhas, nunca fiz do sexo um mistério nem um segredo, sei perfeitamente que elas têm a curiosidade que é natural em crianças da sua idade, respondo a todas as perguntas que me fazem e é talvez por isso que nenhuma das duas chegará aos 14 anos como um aluno meu do 8ºano, que me perguntava aqui há dias, quase roxo de vergonha e de embaraço: «Professora, depois de a mãe ficar grávida ... ao fim dos nove meses ... o bebé sai por onde?» É que a mãe dele estava grávida e o rapaz estava a ficar preocupado, mas ninguém lhe explicava nada!
Ao qual o faccioso António Torres decidiu responder nestes termos:
Os alunos costumam reflectir a qualidade dos professores.
A propósito, a senhora, quando as suasfilhas tinham 9 anos, ensinou-lhes como se fazia sexo oral?
E incitou-as a masturbarem-se para aliviarem as tensões?
O seu problema é dizer coisas... sem antes ler aquilo a que essas coisas se referem.
Depois, sai este género de peças, disparatadas.
Informo-a que me estou nas tintas para as religiões. Não me interessam.
Também não aceito proselitismo de nenhuma espécie, incluindo o pós moderno Gay e Lésbico.
O que não se admite, se queremos ser sérios, é que a uma criança com 9 anos seja ensinado como se faz "sexo oral", como se isso fosse útil ou necessário nessa idade, ou não pudesse eventualmente gerar mais problemas nas cabeças das crianças.
A senhora, por acaso, sabe como se faz?
Se não sabe, lamento.
Mas não se preocupe. Pergunte ao dr. Machado Vaz ou ao bloco de esquerda, que eles ensinam.
Eu não me candidato a ensina-la, orquerecuso relacionarme com qualquer pessoa e, por estranho que pareça, só aprecio que me faça sexo oral quem tiver inteligência suficiente, a bem be uma maior fruição.
Não sei se me fiz compreender
.
E que entretanto fez outro post brilhante. Pena é que provas nicles e o artigo do Expresso já foi criticado como falso no DN.

Eu só tenho uma pergunta a fazer: Onde é que em Portugal há Educação Sexual.

Para outras opiniões:

Educação Sexual

Educação Sexual Nas Escolas (Parte 1)

Educação Sexual Nas Escolas (parte 2)

Educação Sexual nas Escolas. Correcção e Pedido de desculpas

Educação quê???? Valha-nos Deus!

Para os meus filhos, não

Pipis e Pilinhas

Pipis e pilinhas (meu comentário no quase em português)

Dez mandamentos para alguns concidadãos arranjarem uma vida e pararem de querer telecomandar as pilinhas e os pipis dos nossos jovens

Educação Sexual

Decálogo de educação sexual.

Esclarecimento Importante! É do blog do Julio Machado Vaz que é um dos autores do "alegado" manual de educação sexual

O que me irrita mais é que por causa desta merda acabei por publicitar uns reacças imundos.

quarta-feira, maio 18, 2005

Ironia

A internet é um péssimo suporte para a ironia. Façamos o que fizermos alguém há de nos tomar à letra.

Posto isto tive de comentar um post heterossexista acerca do dia internacional contra a homofobia e recorri à ironia. A minha ironia foi compreendida como tal, mas ironicamente o argumento que eu utilizei não.

Será que se ontem tivesse sido o dia internacional de luta contra o racismo este teria sido chacoteado tão fácilmente?

terça-feira, maio 17, 2005

Aborto

Retirado do Diário Ateísta.

O tema aborto será nos próximos tempos o cavalo de batalha da Igreja Católica que recorrerá, como nos avisava Ana Sá Lopes no seu artigo «O terrorismo da Igreja Católica», no Público de domingo (link indisponível), às suas tácticas terroristas para polarizar uma questão que só o é por se tratar de um dogma secularizado. E porque concordo que «É enorme, portanto, o risco - para os defensores da despenalização - de uma derrota nesse campo de batalha maniqueísta onde vale tudo. Trata-se, efectivamente, do vale tudo. E nesse vale tudo da demagogia, a Igreja Católica tem tido um papel maior.» nos próximos tempos será também o meu tema de eleição.

O que é irónico nesta questão, dita fracturante, é que o dogma da sacralidade do embrião é um dogma recente na «santa» Igreja. O conceito neolítico de que a mulher era apenas o terreno onde o princípio masculino germinava foi consolidado na Antiguidade Clássica com Aristóteles. Este filósofo acreditava que o sémen conteria «uma pessoa inteira ou, mais precisamente, um homem inteiro, já que uma mulher só ganha existência por alguma falha no processo de desenvolvimento». Num dos seus tratados biológicos afirmou que um embrião masculino adquiria alma ao fim de 40 dias após a concepção e um embrião feminino no dobro do tempo. Durante muitos anos a Igreja Católica, que adaptou a ética aristotélica, permitiu o aborto até este prazo.

Alguns dos teólogo mais conhecidos incluindo os inescapáveis Tomás de Aquino e S. Agostinho não condenavam o aborto. Este último escreveu:

«A grande interrogação sobre a alma não se decide apressadamente com juízos não discutidos e opiniões imprudentes; de acordo com a lei, o aborto não é considerado um homicídio, porque ainda não se pode dizer que exista uma alma viva em um corpo que carece de sensação uma vez que ainda não se formou a carne e não está dotada de sentidos»

Tomás de Aquino defendia que só haveria aborto pecaminoso quando o feto tivesse alma humana o que só aconteceria depois de o feto ter uma forma humana reconhecível. A posição de Aquino sobre o assunto foi oficialmente aceite pela igreja no Concílio de Viena, em 1312.

Só em 1869, em pleno século XIX, o Papa Pio IX repudiou a teoria da hominização tardia aristotélica e declarou que o aborto constitui um pecado em qualquer situação e em qualquer momento que se realize.

Curiosamente, em grande parte do mundo industrializado o aborto não era considerado um crime até que uma série de leis anti-aborto foram promulgadas na mesma época das declarações do pio Pio. Por essa altura, os proponentes da proibição do aborto realçavam os perigos clínicos do aborto. Também curiosamente agora que o argumento clínico deixou de ser válido, o ponto central dos argumentos anti-aborto deslocou-se para a sacralidade do embrião e feto. A que os terroristas católicos insistem em chamar «bébé».

Mas, numa época em que a Igreja católica exalta o espírito cristão medieval, convém relembrar uma doutrina dessa época, mais concretamente do século XVII, o probabilismo. Que afirma o direito dos fiéis de discordarem da hierarquia eclesiástica em questões morais, baseados numa base probabilística firme de ser legítima essa posição. Essa probabilidade pode ser intrínseca ou extrínseca. Probabilidade intrínseca refere-se à percepção individual da inaplicabilidade de um ensinamento moral. Probabilidade extrínseca diz respeito à possibilidade de se suportar essa divergência moral em autoridades teológicas, sendo suficiente cinco ou seis teólogos de reconhecida reputação moral que defendam pontos de vista diferentes.

Talvez por isso Ratzinger se devotou a calar as vozes divergentes na Igreja Católica. Mas existem teólogos reconhecidos, incluindo os mui celebrados Agostinho e Tomás de Aquino, que sustentam a moralidade da decisão por um aborto. Por isso, tal como Ana Sá Lopes, acho que «Convinha que os católicos que se demarcam destas posições e defendem que as mulheres que recorrem ao aborto não devem ser julgadas nem penalizadas aparecessem a dizer alguma coisa.»

Erros

Só gostava de saber como é que os jornalistas se safavam antes dos correctores ortográficos.

Mesmo quando revejo os meus textos duas ou três vezes para além da correcção automática quando deixo passar 2 ou 3 dias depois de postar um texto detecto erros.

Pravda



Aparentemente o Avante na comemoração dos 60 anos do fim da guerra na Europa, decidiu fazer um elogio ao Zézinho de aço AKA Stalin. Normalmente não ligaria a isto até porque nunca li o pasquim em questão, mas como também andam a tentar reabilitar o Adolfinho não poderia deixar de criticar aqueles que laudam a outra face da mesma moeda.

Mas anda tudo parvo ou quê?

segunda-feira, maio 16, 2005

A Ler


Boa Acção do Dia

Por favor...

... Não deixem o Boavista provocar uma catástrofe para a semana que vem.

Mais desventuras made in USA

A história do gajo que calou a Ann Coulter. Impagável.

Visto no Random Precision.

quarta-feira, maio 11, 2005

Sabia que...

... o cultivo do sobreiro é a única industria estratégica nacional?

E que a cortiça é o único produto sobre o qual Portugal consegue influenciar os preços no mundo?

Dedicado a todos aqueles que dizem que os ambientalistas apenas servem para impedir o desenvolvimento.

terça-feira, maio 10, 2005

Declaração de Bolonha

Todos aqueles interessados na Declaração de Bolonha deveriam ler o artigo de Vital Moreira no Público. Uma das piores coisas que poderiam acontecer era a implementação da Declaração sem a alteração das práticas e das inércias universitárias e corporativistas.

segunda-feira, maio 09, 2005

A ICAR venceu em Timor

Em Timor, o governo quis que as aulas de religião e moral fossem facultativas. A Igreja não quis aceitar. Tentou o golpe de estado, tentou pressionar o presidente, fez julgamentos populares em casa do Bispo, espancou timorenses e portugueses. E por fim... venceu.

Sim. A Igreja venceu.

Foi criada uma comissão permanente, da qual fazem parte os dois bispos envolvidos, por via da qual a Igreja controlará o Estado. Está garantido que o aborto será considerado crime (mesmo nos casos de violação), assim como uma série de reinvidicações da igreja.

Entretanto, enquanto duraram as manifestações, registaram-se dois polícias feridos, devido ao arremesso de pedras por parte dos manifestantes. Sim, os católicos.

PS- Soube deste episódio pelo «Causa Nossa» onde o Vital Moreira caracteriza as consequências desta situação da seguinte forma: «O poder legislativo pertence agora aos bispos. E o poder político carece da benção dos representantes do Vaticano».


Público
Causa Nossa

Nota para todos os provincianos deste país

Amadora, Oeiras e outras que tais são tão Lisboa, como Matosinhos ou Vila Nova de Gaia são Porto.

Estou a ficar velho

É verdade, estou a ficar velho. Ainda não idoso, mas a juventude está a desaparecer. Felizmente nunca fui daqueles jovens que não conseguiam compreender porque é que os cotas não agiam como… Bem, como jovens!
Como é que alguém com um emprego impiedoso, um corpo que já não aguenta abusos, e com filhos, frequentemente sem qualquer destes problemas, poderia viver o tipo de vida que estes jovens levam ainda mais tendo de aturar as recriminações veladas desses jovens por não agirem, admitamo-lo, de acordo com a idade deles.
Cheguei à conclusão que a Academia é a velha amante que já vi de manhã sem a maquilhagem, com a qual partilhei aqueles hábitos quotidianos que são propositadamente exilados da nossa existência social. E a paixão está definitivamente acabada.

Queima

Lá cumpri o meu ritual de participação na queima das fitas de Coimbra. Longe vão os tempos em que ansiava, e participava na totalidade das noites do parque. Agora com a idade, o conhecimento dos jogos de bastidores, a desilusão com a Academia, o desinteresse pelos cartazes musicais, cada vez mais me interrogo se compensa o investimento financeiro. A resposta parece ser um cauteloso não.

Coisas que já não consigo fazer

- Três directas consecutivas.
- Embebedar-me sem ter de ir à casa de banho.
- Aturar indefinidamente multidões e ruído.
- Uma série de outras coisas garantidamente importantes mas das quais não me lembro.

O que é que me passou pelos cornos?

Acabei de fazer uma das coisas que sempre considerei estapafúrdio fazer. Apostei um jantar em função do Benfica-Sporting. Felizmente que o Sporting quando se vê perante a perspectiva de ganhar algo realmente importante perante o Benfica, tem tendência a esquecer-se que é preciso jogar para obter uma vitória.

P.S. Adoro ouvir os Sportinguista a dizerem:
- Desta vez vocês vão ver!

Fogo

O Ivo Ferreira teve o apoio do Figo.
Sometimes I wish they were claws.
Other times I wish they were knives.
But sometimes unrelenting presses are what I would like them to be.
And once in a while my teeth would be all I'd need.

Qual o Futuro politico de Santana Lopes?

Nenhum, segundo 60% dos inquiridos numa sondagem da SIC.

Sá Fernandes é um buldogue

Tirada da Clara Ferreira Alves no Eixo do Mal.

Não sei se serei capaz de votar Sá Fernandes, mas esta frase define os bons e os maus aspectos dele. Não fosse as divisões da esquerda e muito possivelmente votaria em branco. Mesmo assim Carmona Rodrigues, apesar de apenas ter feito alguns dos pontos do programa de Santana Lopes, ou apesar de, assusta-me bem menos do que a mais pequena Santanete.

Comida Light

Parece-me uma desculpa para uma pessoa se empanturrar à vontade com os petiscos de que gosta.
O que contradiz completamente o suposto objectivo desses produtos.

Vilas-Boas

“Há excesso do depósito de crianças em instituições” – mas ai de nós que as deixemos com paneleiros.

Justiça

Na SIC entrevista com Eurico Reis, acerca das férias judiciais. Não consegui perceber porque é que a redução das férias judiciais é prejudicial ao funcionamento do sistema judicial.

Academia

Nos últimos dois anos tenho-me afastado cada vez mais da vida académica. Parte da razão é natural, estou a ficar mais velho e com menos tempo. Mas a desilusão com a academia e a noção da minha absoluta incapacidade de alterar as razões dessa desilusão contribuíram bem mais para o meu alheamento. Custa-me muito ouvir um “estudante” dizer que a academia é a serenata e a queima e não os estudantes que se queixam das propinas e se vão embebedar. Como se todos os estudantes que se queixam das propinas se andassem a embebedar. Como se a serenata fosse a totalidade da vida académica. A praxe que ignora qualquer noção de responsabilidade social. A hipocrisia e o comodismo escondidos sob a tradição e o prestigio. A imutabilidade dos discursos da AAC com os quais nesta altura mais do que noutras sou confrontado. As prioridades completamente baralhadas de pessoas que parecem achar que aquilo que não passa de uma gigantesca bebedeira colectiva é um dos momentos mais importantes da sua vida. Só posso esperar que à medida que envelhecem consigam perspectivar mais realisticamente a sua importância, mas frequentemente o mal já está feito e é demasiado tarde para o corrigir.

Donuts Light

Mas isso é possível?

IP: TV

Se era apenas para reciclarem os textos do Inimigo Público no próprio dia escusavam de fazer a versão televisiva. Naturalmente já estão a ser empurrados para o fim da noite. É pena estarem a colar-se tanto à versão escrita.

Coimbra

Há uma coisa boa em ser natural de uma cidade. Frequentemente conhecemos algum sítio recôndito que fornece uma forma exemplar e insubstituível de serviço. Graças ao Bruno fiquei a conhecer um competidor à sandes de pernil do Sr. Carlos.

Gatos


Gosto de gatos. Não tenho problemas com cães, mas prefiro gatos. Segundo me dizem são falsos e arrogantes, porque não ligam às pessoas e depois andam-se a roçar pelas pernas destas. As mesmas pessoas que não se importam que os cães lhes andem a cheirar as partes acham falsidade os gatos esfregarem a cabeça nas pernas das pessoas. Ok. Mas depois por ignorarem as pessoas de quem não gostam já são arrogantes. Faz sentido. Suponho que os cães realmente têm uma grande virtude. São capazes de aturar estas pessoas.

Duarte & Cia.

Na RTP Memória. É incrível como uma série com uma produção tão amadora ainda consegue ser tão divertida. Pena que no geral a qualidade das produções nacionais não tenha aumentado de qualidade apesar da melhoria dos meios.

sexta-feira, maio 06, 2005

Penguin City

Por esta altura Coimbra parece sofrer uma invasão de pinguins.

Pós-Nacionalista

Ontem fiquei com a certeza que sou um Pós-Nacionalista do futebol. Tivesse o Sporting perdido e ao contrário de muitos Benfiquistas não teria visto isso como uma vitória do SLB. Tivesse no entanto o Sporting perdido e também não sentiria grande mossa, tal como a derrota do Chelsea não me deprimiu de todo. E não senti especial orgulho com o resultado da selecção no Euro.

Laços de Familia

Timor- Novamente

quarta-feira, maio 04, 2005

Timor

Ultimato da policia não põe fim à manifestação.

Xanana apostado em criar canais de diálogo entre Igreja e Governo.

Polícia propõe à Igreja a mudança de local de manifestação.

Tal como estão as coisas em Timor neste momento isto vai acabar mal. Vamos ver se nessa altura a conduta das forças policias timorenses vai ser tão ignorada como a da ICAR.

Petição

Suspensão da Cobrança ou Redução do Valor de Portagens em Casos Especiais

Das duas ultimas grandes viagens que fiz apanhei 40 km de troços de auto-estrada em obras nos dois sentidos. De cada vez. Isso é suficiente para eu assinar.

terça-feira, maio 03, 2005

A lixívia anda demasiado barata

É pacífico que o Salazarismo não era um fascismo.

A realidade é uma coisa estranha

segunda-feira, maio 02, 2005

Afinal qual é a vossa posição?

Sempre que se tem falado dos acontecimentos de Timor e do triste papel que neles tem tomado a ICAR Timorense alguns cruzados, ver aqui e aqui, da "importância da igreja na independência de Timor" da "especificidade de Timor" e da "lisura da ICAR" têm vindo a atacar quem tem tido o descaramento de condenar as acções da igreja, nomeadamente o seu ateísmo e o seu marxismo(?!).

Eu só gostava de saber em que é que raio isso justifica o rapto e a tortura, assumidos, de dois portugueses ou de quem quer que seja?

Mais coisas tristes

America: The Book

Já li o livro editado pela equipa do Daily Show. Aqueles que estão à espera de uma grande sátira aos Estados Unidos desenganem-se. O livro é na realidade um manual escolar politicamente incorrreto sobre a democracia nos Estados Unidos. E quando eu digo manual escolar estou mesmo a dizer manual escolar. Não é que o livro não seja satírico, que é, mas claramente o seu foco não é a actualidade excepto na medida em que esta decorre da especificidade da história americana. Em suma vai parecer demasiado sério aos que estavam à espera de um texto humorístico, e demasiado idiota aos que queriam algo sério.

Nota Final: Se estava interessado em saber como funciona a Democracia americana e não tinha paciência para ler algoa a sério sobre o assunto pode estar interessado neste livro. Se não faça como eu e leia-o na loja. Recomendo a FNAC, tem sofás.



P.S.I No entanto têm uma piada foleira com a Kylie Minogue, que é preciso beber uma cerveja para esta ficar parecida com a Britney Spears.

Estão parvos, quem dera bastar uma cerveja para isto;
ficar parecido com isto:

É que nem com uma garrafa de vodka manhosa lá ia.

P.S.II Sim, Portugal tem direito a uma menção no livro.

Liliana Santos- Modelo

Eu já queria comentar isto há uns meses mas entretanto passou-me e só agora que voltei a ver as fotos é que me voltei a lembrar.


Não uso o meu aspecto para conseguir algo, ainda que por vezes sinta que as coisas me são facilitadas

Ó amiguinha, és modelo. Por definição usas o teu aspecto para trabalhar. E entras nos Morangos com Açucar, que não são própriamente conhecidos por exigirem fantásticas capacidades de representação.


Sou muito tradicional. Mas claro que depende das circunstâncias

A modos que como os católicos portugueses.
(Repararam como eu consigo pôr uma farpa à ICAR num post em nada relacionado com ela).

domingo, maio 01, 2005

Petição Ivo Ferreira

Acho que ele foi um pouco burrinho em fazer o que fez onde fez, mas como a burrice ainda não merece cinco anos de prisão no Médio Oriente, aqui vai.

Timor

As mais recentes noticias de Timor que ao contrário da inauguração de uma nova igreja a Fátima com direito a uso de Puma da Força Aérea Portuguesa, mal aparecem em Portugal.

Igreja mantém cárceres privados residência bispo de Díli.

Dois portugueses maltratados em Díli. Com dreito a esta pérola da diplomacia Portuguesa:
"O DN tentou falar com o embaixador português em Díli, que justificou não poder atender o DN porque "estava a jantar", e posteriormente não atendeu mais o telefone. A embaixada emitiu uma nota apelando à comunidade portuguesa em Timor para que evite a zona dos protestos".
E à justificação clerical:
O porta-voz do Episcopado, o padre Domingos Soares, que, segundo testemunhas contactadas pelo DN, acompanhou todo este incidente, acabaria por reconhecer tudo isto numas declarações impressionantes ao jornalista da RTP/Antena 1 em Díli "Todas as pessoas de quem desconfiamos, e cuja atitude é diferente, são levadas para o centro de investigação para esclarecer as suas atitudes, para que não possa acontecer o mesmo outra vez." Ou seja, admite que há em Díli, por sinal na casa do bispo (uma casa que foi reconstruída pela cooperação portuguesa), um tribunal popular que interroga quem entra em território designado agora como dos manifestantes contra o Governo. Sobre as agressões aos dois jovens, diz ainda Domingos Soares, tudo aconteceu "no contexto da psicologia da multidão, pessoas cansadas, há 12 dias na rua. Compreende-se a atitude dos seguranças, com violência, mas desta vez, com os nervos, passaram dos limites".


Outro Português é apedrejado enquanto conduz carro da ONU.

Não sei. Realmente a inauguração de uma nova igreja dedicada aos pastorinhos deve ser mais importante que isto. Afinal em Portugal nem há grande interesse nem apoio da Lusófonia.