domingo, outubro 03, 2004

Para onde hei de emigrar?

Sou um daqueles que por causa que se passa no nosso país e pelas poucas perpectivas de melhorias futuras está a considerar fortemente a emigração enquanto possibilidade ainda que no momento por uma série de razões, a mais importante das quais é estar a acabar o curso,e a outra é a minha relutância em ir para um sítio onde não tenha contacto diário com a lingua portuguesa, não o possa fazer.

No entanto estou com tremendas dificuldades em escolher o local do meu exilio.

Canadá e Austrália parecem-me excelente possibilidades ainda que o Canadá seja culturalmente próximo dos Estados Unidos e a Austrália tenha um governo de direita insuportável. Mesmo os próprios Estados Unidos não são de todo má opção embora só me veja a viver em Nova Iorque e São Francisco. A Inglaterra não é tanto uma opção por causa da chuva (a menos pluviosa Escócia é mais opção) Espanha seria uma boa opção pela proximidade mas detesto a sonoridade do castelhano (de Espanha, o Cubano e o Argentino curiosamente não me ferem os ouvidos). A Alemanha tém o mesmo problema. Não gosto da França (ainda que conheça mal o sul) e a Itália enquanto tiver o Berlusconni nem pensar. Alguém tém sugestões?