quinta-feira, maio 27, 2004

Eleições Europeias

Um destes dias aterrei por acaso no meio duma acção de campanha do BE para as eleições europeis. No geral não tenho gostado da campanha, os conteúdos discutido pouco ou nada tém a ver com a UE, mas sim na acção governativa do PSD, com uma linguagem do mais básico e popularucho que há, com o habitual recurso ao futebolês, e sinceramente tal como, creio, a maior parte dos portugueses não me apercebo do verdadeiro significado destas eleições.
No entanto houve algumas coisa que realmente me chamaram a atenção no discurso de Miguel Portas. Por um lado foi a desconstrução que fez das ideias por trás do discurso da competitividade e crescimento económico, nomeadamento utilizando, não sei se intencionalmente, a expressão "Capitalismo Americano", que me pôs realmente a pensar na ideia de capitalismo e no facto como de facto ele não existe pelo menos no modo em que é idealizado. Se virmos o caso de Portugal, com a possível excepção das comunicações móveis que podem constituir um oligopólio, existem na realidade uma série de monopólios, alguns de estado (eventualmente em vias de privatização), outros privados, e em lado nenhum do mundo os mercados são verdadeiramente livres e auto-regulados. Esta expressão parece-me também conter implicada a ligação da filosofia política americana com a ética de trabalho protestante e noção que frequentemente lhe está associada da predestinação divina tão caracteristica do estado Americano (que, se não me engano, não é constitucionalmente laico).
Finalmente e em resposta a um militante que criticou a acção PS, portas lançou quanto a mim a ideia verdadeiramente subversiva de que o objectivo do BE era ganhar eleições (algo que não era conseguido com esse tipo de discurso), apresentando para isso projectos lei que frequentemente são bem menos à esquerda que o postura pública do partido parece indiciar e um discurso que tenha não só em conta a realidade, mas também a percepção que o eleitorado tem desta. O aspecto verdadeiramente subversivo desta ideia, quanto a mim, está no facto de ser verdadeiramente inesperada num partido ideológico como é BE. É de facto o tipo de discurso que rege partidos não ideológicos como o PSD "O importante é ganhar eleições!".

Etiquetas: , ,

Propinas

Próxima quarta-feira dia 2 de Junho o senado da Universidade de Coimbra vai decidir sobre a fixação da propina para o próximo ano lectivo, tendo sido ontem, supostamente um dia de luta nacional pelo ensino superior.
Não sei como correu no resto do país mas é sintomático que estando marcado já há algum tempo a AAC só tenha marcado a Assembleia Magna (AM) onde seria discutido para a véspera dia 25.
Obviamente correu mal, tendo culminado numa infeliz cena de pancada que não dignificou em nada os estudantes. No entanto o que mais me chocou foi a posição da DG/AAC.
Para além da falta de planeamento que todo o processo mostrou durante os ultimos dez dias (obviamente a queima das fitas é muito mais importante que tudo o resto...), muitos de nós foram postos perante uma clara falta de coerência senão mesmo de coragem.
Tendo sido convocado um plenário alargado para discutir a posição no senado, a invasão deste com vista à inviabilização do seu funcionamento, tranferindo para o governo a fixação da propina (mínima), apesar de infeliz, acabou por ser a mais consensual pela sua eficiência, no entanto quando chegou a hora da AM da proposta da DG não só não constava a invasão do senado como aliás este nem sequer era mencionado. Ao longo de toda a noite assistiu-se a tentativas de terminar a magna sem deliberações por falta de quórum, e por diversas vezes Miguel Duarte dirigiu-se à audiência por causa da "polémica" proposta de invasão do senado.

Dado que em nenhum momento a invasão foi verdadeiramente contestada gostaria de saber onde estava a polémica? Na realidade a DG simplesmente não queria assumir essa posição como sua, e ao mesmo tempo não queria que sendo aprovada, como foi, parecesse uma decisão unânime.
Como é possível mobilizar os estudantes para defenderem os seus direitos se os seus representantes fazem o seu trabalho tão mal? Obviamente na próxima semana a propina máxima vai ser aprovada e provavelmente nem vai haver tentativa de invasão dado que aparentemente não é do interesse da DG.
Depois de tudo isto porque é que a DG faz os núcleos perderem tempo em reuniões inúteis?

P.S. a certa altura da Magna o modo como Miguel Duarte fez campanha pelo PS foi escandaloso.

No Comments

Comunicação social distribui 600 mil lenços brancos

Objectivo é fazer chegar a todos os lenços que servirão para acenar no final dos 3 minutos de silêncio, dia 29, às 18h00, em frente ao Palco Mundo.
Os 3 minutos de silêncio vão ressoar alto em todo o mundo. O objectivo é simples e nobre, reflectir sobre o que podemos fazer para construir um Mundo Melhor.

No final destes 3 minutos que serão transmitidos para mais de 40 países através dos sinais de televisão e rádio, todos vão acenar com um lenço branco, símbolo de libertação de paz e amor.

Este vai ser certamente um dos momentos mais emocionantes do Rock in Rio-Lisboa.

Para ajudar a chegar a todos os que vêm participar nesta grande festa a comunicação social vai distribuir um total de 500 mil lenços brancos, dos quais 460 mil serão encartados na totalidade dos exemplares enviados para a banca dos seguintes títulos:

- Caras, dia 26 Maio (110 000 exemplares)
- TV Mais, dia 27 Maio (100 000 exemplares)
- Visão, dia 27 Maio (100 000 exemplares)
- Expresso, dia 29 Maio (150 000 exemplares)

Com excepção do jornal Expresso, que terá um chamada de capa a remeter para o encarte, todos os restantes títulos terão uma página dupla onde se explica a finalidade do lenço e a mecânica da acção “3 minutos de silêncio” para que todos saibam o que fazer durante este movimento por Um Mundo Melhor.

Os restantes 40 mil lenços serão embalados com um texto e distribuídos por 20 promotores, no dia 29 Maio entre as 14 horas e as 17h50 na cidade do Rock. Isto porque os 3 minutos de silêncio começam às 18 horas em frente ao Palco Mundo.

Esta é uma iniciativa conjunta Rock in Rio Lisboa, Plan International, Teams to End Poverty, Sic Esperança, Edimpresa e Expresso.

Os patrocinadores presentes nesta acção são o Millennium bcp, Vodafone, Sagres e Toyota.

O SAPO, Internet Oficial do Rock in Rio-Lisboa também vai aderir a este movimento.

Relatório da Amnistia Internacional

Já saiu o relatório 2004 da Amnistia Internacional. A informação sobre Portugal pode ser encontrada aqui

O seguinte resumo é retirado do Barnabé:

Relatório de 2004 da Aminstia Internacional.

Estados onde há prisioneiros de consciência: 44
Estados onde foi aplicada a pena de morte: 63 (sentenças) /28 (executadas)
Estados onde se verificam execuções extra-judiciais: 47
Estados onde se pratica a tortura ou os maus-tratos: 132
Estados onde há detenções sem julgamento ou acusação: 58
Estados onde se verificam “desaparecimentos”: 28
Estados onde grupos armados de oposição violam dos Direitos Humanos: 35

Pode ler aqui em baixo a lista negra, por cada um dos itens. Ajudará a muitos debates sobre o “Bem” contra o “Mal”, a "Civilização" e os "bárbaros". A verdade trágica é esta: o Mundo ainda é um lugar muito mal frequentado. Espero vir a tratar deste relatório com mais pormenor.

Prisioneiros de consciência: Burundi, Camarões, Chade, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Guiné, Libéria, Ruanda, Togo, Butão, China, Indonésia, Maldivas, Myanmar, Nepal, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Tailândia, Vietname, Cuba, México, Peru, Arménia, Bielo-Rússia, Finlândia, Rússia, Turquia, Turquemenistão, Ucrânia, Argélia, Egipto, Irão, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Arábia Saudita, Síria, Tunísia e Iémen.

Pena de morte (execuções): Botswana, Chade, República Democrática do Congo, Somália, Sudão, Uganda, Zâmbia, Zimbabué, Bangladesh, China, Japão, Mongólia, Coreia do Norte, Paquistão, Singapura, Taiwan, Tailândia, Vietname, Cuba, Estados Unidos da América, Bielo-Rússia, Kazakistão, Uzbequistão, Egipto, Irão, Iraque, Jordânia, Arábia Saudita e Iémen.

Execuções extra-judiciais: Angola, Burundi, Camarões, República Centro Africana, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Etiópia, Libéria, Ruanda, Cambodja, Índia, Indonésia, Malásia, Nepal, Coreia do Norte, Filipinas, Tailândia, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Venezuela, Áustria, Bulgária, França, Alemanha, Macedónia, Portugal, Rússia, Espanha, Turquia, Turquemenistão, Ucrânia, Reino Unido, Uzbequistão, Iraque, Irão, Israel, Autoridade Palestiniana.

Tortura e tratamento desumano: Angola, Burundi, Camarões, Chade, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Gambia, Guiné, Guiné-Bissau, Quénia, Libéria, Madagáscar, Malawi, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Ruanda, Senegal, África do Sul, Sudão, Suazilândia, Togo, Uganda, Zâmbia, Zimbabué, Afeganistão, Bangladesh, Cambodja, China, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Myanmar, Nepal, Coreia do Norte, Paquistão, Filipinas, Singapura, Ilhas Salomão, Coreia do Sul, Sri Lanka, Taiwan, Argentina, Bahamas, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Estados Unidos da América, Venezuela, Albânia, Arménia, Áustria, Azerbeijão, Bielo-Rússia, Bélgica, Bosnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Republica Checa, Estónia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Kazaquistão, Quirguistão, Letónia, Lituânia, Macedónia, Moldávia, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia e Montenegro, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suiça, Tajiquistão, Turquia, Turquemenistão, Ucrânia, Uzbequistão, Argélia, Bahrein, Egipto, Irão, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Autoridade Palestiniana, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Tunísia, Emiratos Árabes Unidos e Iémen.

Detenções sem julgamento ou acusação: Burundi, República Centro Africana, Chade, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Eritreia, Etiópia, Guiné-Bissau, Quénia, Madagáscar, Malawi, Mauritânia, Níger, Nigéria, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Zimbabué, Afeganistão, Bangladesh, Brunei, China, Índia, Malásia, Maldivas, Myanmar, Nepal, Coreia do Norte, Paquistão, Papua-Nova Guiné, Singapura, Sri Lanka, Vietname, Colômbia, Cuba, Jamaica, Estados Unidos da América, Reino Unido, Argélia, Egipto, Irão, Iraque, Israel, Líbano, Líbia, Marrocos, Autoridade Palestiniana, Arábia Saudita.

“Desaparecimentos”: República Centro Africana, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Etiópia, Libéria, Ruanda, Índia, Indonésia, Nepal, Filipinas, Paquistão, Colômbia, México, Bielo-Rússia, Bosnia-Herzegovina, Croácia, Rússia, Espanha, Argélia, Iraque, Israel, Kuwait, Líbia, Arábia Saudita e Síria.

Violações dos Direitos Humanos por grupos armados de oposição: Angola, Burundi, República Centro Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Etiópia, Espanha, Libéria, Senegal, Somália, Sudão, Uganda, Afeganistão, Índia, Indonésia, Laos, Nepal, Paquistão, Filipinas, Ilhas Salomão, Sri Lanka, Colômbia, Haiti, Peru, Macedónia, Rússia, Sérvia e Montenegro, Argélia, Iraque, Israel, Marrocos, Autoridade Palestiniana, Arábia Saudita, Turquia e Reino Unido.

Parabéns FC Porto

17 anos depois, com clubes como o Manchester, Real e Milan em prova é uma proeza verdadeiramente impressionante.

Só é pena que nos próximos dois dias não tenhamos outra hipótese que não engolir as repetições e análises do feito e o seu aproveitamento político.
Porquê, Mourinho, porquê?

quarta-feira, maio 26, 2004

A propósito do golfe

Um conjunto de tacos de golfe custa entre 350 e 650 dólares. Mesmo que isto fosse o equipamento base necessário de um praticante é ainda necessário um recinto especifico de grandes dimensões (em Portugal, privados), bolas, garfos, etc, e não é um desporto de prática comum em Portugal

Gostava que Santana Lopes me explicasse como é que os residentes de Marvila e Lisboa serão bem servidos pela expansão de um campo de golfe para terrenos que neste momento apesar de tudo tém uma valência...

A propósito do Rock in Rio

Duas notas:

1- As expectativas de visitantes já desceram para quase metade.

2- Se verificarem os sites contra o RiR (sigam por exemplo este link)vão reparar que grande parte da linguagem é fortemente racista e xenófoba (o Boicote é provavelmente a maior excepção).

Isto fez-me lembrar um documentário que deu a semana passada na A2 sobre a imigração em Portugal e que contraria o mito da tolerância portuguesa, quanto a mim já visível na relação com a guerra colonial e as ex-colónias africanas.
Se tivermos também em conta as respostas que se encontram de brasileiro que são em género e numero de todo semelhantes às provocações lusas talvez se deva passar para o plano da lusofonia, afinal o Brasil tem o mito das três raças, mas ser negro é bem pior que ser índio. Historicamente as comunidades lusófonas minimizam a sua intolerância.

Mais PSL

No Público de hoje "Santana Lopes Quer Transformar Parque do Rock In Rio-Lisboa em Local para Grandes Eventos".

Toda a questão de requalificação do parque é discutível e pessoalmente não concordo com a posição da CML, mas como também não sou utilizador do parque eventualmente até serei capaz de aceitar, agora quando me falam de expansão do campo de golf privado não podem esperar que uma pessoa aceite isto em silêncio...

"A autarquia tem também alegado que o Rock in Rio-Lisboa fez pelo parque aquilo que ela própria nunca conseguiu: torná-lo conhecido dos lisboetas. De facto, sempre foi escassa a frequência do espaço verde. "Eram 23 hectares de ninguém!", comenta o vereador Pedro Pinto. "Eu quero um jardim vivo, onde as pessoas possam correr e jogar à bola"." Gostava de saber como é que um campo de golf permite isto...

Boa Sorte FCP...

Mesmo estando o Durão na bancada e não no México...

Os sonhos não têm preço...

Entre Março de 2003 e Março de 2004, o Município Lisboeta adquiriu 11 viaturas topo da gama no valor de 600.000 euros. Nove da marca Peugeot a quase 50.000 euros cada, um Lancia Thesis de igual valor e um Audi A8 4.2 V8 Quattro de 115.000 euros. Acresce registar que o Audizito consome 19,6 litros de gasolina em circuito urbano!
Segundo Santana Lopes foi um bom negócio, visto que, e segundo ele, o seu antecessor gastou mais dinheiro. Os carros substituídos estavam velhos, tinham três anos!
(...) Carros topo da gama com três anos são carros velhos? João Soares deixou um Volvo S80. Será que este carro com três anos não está em condições de circulação?
(...) O Lância Thesis foi para a vereadora do PSD Teresa Maury e os Peugeot para os outros colegas de partido. O vereador do PS, Vasco Franco, continua com o seu Laguna de 99 e o seu colega do PCP, António Abreu, também continua com o seu Laguna de 98! Giro não é?
Sabem qual é o slogan da Audi para promover este carro?
"Os sonhos não têm preço"

sexta-feira, maio 21, 2004

Justificações

Para aqueles que eventualmente tenham lido o post que fiz ontem, decidi removê-lo por falta de fidedignidade da fonte. Tanto quanto consegui apurar apenas a parte das aquisições de há três anos é veridica. Até ter garantias da sua veracidade vou continuar a investigar. As minhas desculpas.

segunda-feira, maio 17, 2004

Manuel Alegre no Público

Um excerto que achei interessante no artigo de Manuel Alegre

"No seu recente livro ( A escolha de Pascal ), Jacques Julliard, citando André Froissard, refere-se à esquerda que não acredita no pecado original ( e por isso cai frequentemente no angelismo ) e à direita que não acredita na redenção ( e por isso se recusa a pensar a ordem do político ). E a certo passo afirma: "A cada momento, a História pode descambar no pior, e não apenas por pequenas regressões (...) mas por uma formidável, fundamental e súbita recaída no inumano." É o que leva o autor a considerar que o facto de a Alemanha, o país mais avançado do século XIX, ter produzido o horror absoluto, nos obriga a "desembaraçar-nos do optimismo democrático." Na verdade, julgou-se que depois de Auschwitz, nada podia ser pior. Mas seguiu-se o Gulag, o embuste da revolução cultural chinesa com o seu cortejo de tragédias, o Cambodja, o Ruanda. E também Sharon e o novo muro da vergonha. E agora o Iraque. "O mal existe", escreve Julliard. E acrescenta: "Ao contrário do que pensam os arrogantes senhores actuais da América, o futuro da democracia não está assegurado no mundo. Sobretudo se for deixado nas suas mãos." "

Etiquetas: , ,

Parece que é oficial...

sábado, maio 15, 2004

Não tinha reparado nesta

do Ricardo Araújo Pereira no gato fedorento. Fantástica

Ajuda...

Alguém sabe como fazer upload de ficheiros para um blog? Flash e etc...

Sucesso


Experiências com fotografias parte II Posted by Hello
Experiências com fotografias... Posted by Hello

Ainda a queima

Obviamente acabei por ir ao parque e estive no cortejo (onde cometi os habituais excessos e outros talvez não tão habituais), mas continua-me a custar a oportunidade perdida. Que tipo de cidadãos é que populam as nossas universidades? Uma mol apolítica e/ou desconectada da realidade? Uma mão cheia de priviligiados favorecidos pelo status quo? Um simples reflexo do resto do país? Esta questão é tão mais importante porque é aqui que se encontram alguns dos futuros dirigentes do país, sendo de notar que em Portugal um número não pouco significativo de políticos com cargos importantes são jovens...

Não devo andar bem para estar a fazer esta tanga de testes... II

Não devo andar bem para estar a fazer esta tanga de testes...

quarta-feira, maio 12, 2004

Sinceramente estava à espera de uma pontuação mais alta na gula...

The Dante's Inferno Test has banished you to the Sixth Level of Hell - The City of Dis!
Here is how you matched up against all the levels:
LevelScore
Purgatory (Repenting Believers)Very Low
Level 1 - Limbo (Virtuous Non-Believers)Moderate
Level 2 (Lustful)High
Level 3 (Gluttonous)Very Low
Level 4 (Prodigal and Avaricious)Low
Level 5 (Wrathful and Gloomy)Moderate
Level 6 - The City of Dis (Heretics)Very High
Level 7 (Violent)Moderate
Level 8- the Malebolge (Fraudulent, Malicious, Panderers)High
Level 9 - Cocytus (Treacherous)Moderate

Take the Dante's Inferno Hell Test

Populismo

O nosso PM desmarca uma visita de estado e vários deputados mendigam um bilhete para a final...

P.S. Um dos objectivos da visita ao méxico era a abertura da cátedra José Saramago, o que me fez pensar na questão do voto em branco. Pessoalmente irei votar sempre, mesmo nas próximas eleições europeias cuja utilidade desconheço, até para mostrar o meu descontentamento com o actual governo, mas enquanto os votos em branco não equacionarem cadeiras vazias nas assembleias, autarquias, e etc, votar branco é pouco mais que um exercicio de descontentamento. Seria aliás interessante ver quantos deputados o são desde o 25 de Abril e o que fizeram nesse tempo. Desconfio que não serão tão pucos quanto isso.

sábado, maio 08, 2004

Queima das Fitas

Não sou anti-praxe, mas admito um leve prazer orgulhoso por estar a trabalhar enquanto outros deliram com os prazeres da tradição académica...

E se...

... no dia 15 de Janeiro os estudantes da Universidade de Coimbra tivessem decidido pela não realização da queima das fitas?

terça-feira, maio 04, 2004

João César das Neves

Aqui está a sua ultima tirada... O subversivo lobby gay deve mesmo ser perigosissimo...

Aliás já repararam que JCN sabe montes de evidência e factos? O homem é tão bom que não tem duvidas sequer.