sexta-feira, abril 29, 2005

Cansaço

De cada vez que vejo os defensores da suposta normalidade exclusiva da heterossexualidade baseados nos "factos" da natureza fico cansado.
É que tenho vontade de demonstrar que a normalidade da sexualidade é... assexuada. Também tenho vontade de mostrar a enorme prevalência de comportamentos homossexuais em animais sexuados, podia chamar a atenção para os animais que no seu ciclo de vida mudam naturalmente de sexo, dos que são na sua maioria estéreis, dos que vivem como apéndices toda a sua vida, dos animais cujo sexo é definido pela temperatura a que são incubados, da quantidade enorme de seres vivos hermafroditas. Mas depois penso: Como é que posso derrubar a certeza dos "factos" de tanta gente tão culta? Afinal o que é que eu sei disto? Se tanto jurista, jornalista, economista e comentador anda a afirmar o que são factos biológicos, quem sou eu para os contrariar?

E mais nada.

"O tribunal achará que para um rapaz de dez anos, por exemplo, é igual o trauma de ser abusado por uma mulher ou homem?"

A resposta é, obviamente que não se sabe. Os tramas são individuais e as situações envolvem contextos complexos (cuja análise concreta sim, poderá influenciar a pena tendo em conta a natureza do acto - heterossexual ou homossexual). O problema é que a questão não é essa. Abusar de um menor é sempre crime e não menos crime quando a relação é heterossexual. O dano não tem que ver com a natureza do acto, mas com a violência para com a criança e o seu desenvolvimento harmonioso. A natureza do acto é relevante para os homófobos, que, no fundo, acham que há um "desvio" e uma "anormalidade" no acto homossexual, que por isso é mais nocivo por inerência. Trata-se de um mero preconceito, não provado cientificamente (bem pelo contrário). E nem me venham falar que é socialmente mais estigmatizante, porque os estigmatizadores são os homófobos e não os homossexuais. Fica então o desafio a Miranda e Miguel Sousa Tavares. Soltem os vossos fantasmas e digam concretamente: em que é que exactamente a natureza do acto homossexual é mais traumatizante que a do acto heterossexual? Vai ser bonito de ler
.

Inesperado, corajoso e exemplar

Já tinha visto na televisão mas só quando li no Público é que me apercebi até que ponto o acordão foi brutal:

O tribunal de júri de Ponta Delgada recusou-se ontem a aplicar o artigo 175º do Código Penal aos arguidos envolvidos no caso de pedofilia de Lagoa. O artigo prevê a punição a "quem, sendo maior, praticar actos homossexuais de relevo com menor entre 14 e 16 anos", mas o tribunal considerou-o "uma ofensa ao princípio da igualdade" consagrado pelo artigo 13º da Constituição da República Portuguesa, que desde a revisão de 2004 inclui o direito à não discriminação por orientação sexual.
in Público..

Mais, o acordão diz que:
"... a norma do CPP mais não é do que "uma operação de cosmética" feita pelo legislador para evitar "cotejar em geral as duas formas sexualidade" (heterossexualidade e homossexualidade). Deste modo, explica, transportou-se a homossexualidade "para a área da anormalidade: se já é pouco ter relações heterossexuais com um adolescente, muito menos o será ter relações homossexuais".
Formulações, lê-se no acordão, "muito ao jeito dos argumentos falaciosos que historicamente se esgrimiram para legitimar a xenofobia, o racismo ou a discriminação das mulheres".
in Público.

Vamos é lá ver ver se a coragem e a integridade deste juiz não irá ser penalizada.

quinta-feira, abril 28, 2005

Timor ainda

Só uma nota: O 1º Ministro Timorense queria, experimentalmente, tornar as aulas de Religião e Moral Católica opcionais e financiadas pela igreja em 32 escolas.

Queima

O Conselho Inter-Núcleos da AAC marcou para hoje um grande convivio. Tudo bem o ano passado fez-se o mesmo também temos direito à diversão. Só que o ano passado por esta altura já tinham sido feitas bem mais coisas do que foram feitas este ano.

Portanto vem aí a Queima das fitas com aquele que deve ser o melhor e mais extenso cartaz numa série anos, enquanto politicamente népia.

Parece que os objectivos governamentais já foram atingidos. Todos aqueles a quem as medidas ministeriais doiam já foram corridos do ensino ou não tiveram sequer hipótese de entrar e os que cá estão como não sentem nada, ou são as abéculas que esta sociedade se tem vindo a empemhar em criar, estão-se pouco lixando.

Depois do aborto...

... a igreja católica compara o casamento gay ao holocausto.

Qualquer dia o holocausto é tão banal que até pode ser comparado à Inquisição.

terça-feira, abril 26, 2005

Inteligência, Dimorfismo Sexual e Discriminação

Nos últimos dias saíram mais uns estudos sobre as diferenças de inteligência entre homens e mulheres. No habitual estilo da imprensa portuguesa não dão qualquer informação de jeito e não consegui encontrar o estudo, mas o mais importante é mesmo o teor da noticia.

Para começar devo avisar que estes estudos fazem-me comichão. São frequentemente preconceitos ideológicos miscigenados com estudos estatísticos interpretados de maneira a justificar esses mesmos preconceitos. Como disse Mark Twain:
Lies, Damn Lies and Statistics.

É bastante óbvio que homens e mulheres são diferentes e nenhum cientista digno desse nome põe isso em questão ou anda a tentar provar isso. Mas o modo como muitas vezes estas descobertas são noticiadas parece feito de modo a apresentá-lo como uma grande novidade, e também como um argumento de autoridade.


Repare-se neste excerto:
"Para além do tamanho (o cérebro do homem é cerca de dez por cento maior), há distinções morfológicas, metabólicas e funcionais”.
O que é aqui dito de novo. Nada, mas é omitido um dado importante. Esta diferença de 10% pode ser explicada pela diferença de tamanho dos corpos.

Já neste excerto estão duas ideias muito importantes:
"(...)”As mais recentes descobertas "estão a caminho de provocar uma revolução no ensino", no sentido em que "o aproveitamento das habilidades naturais de cada sexo poderá ajudar a uma diversidade maior de competências e a melhores qualificações em áreas específicas" (...)".
Por um lado a ideia falsa que isto é revolucionário, quando é algo que qualquer professor competente e interessado faz intuitivamente e a ideia perigosa de perspectivar a educação de uma forma funcionalista ao orientar o desenvolvimento de competências de acordo as aptidões fisiológicas do aluno. Esta última ideia parece-me especialmente perigosa pelo efeito ao mesmo tempo discriminador e conformador que pode ter. É discriminadora porque assume uma uniformidade no interior dos grupos que é falsa ou pelo menos bem menor do que é afirmado, e pode criar um ambiente conformador no seio do qual a rebeldia, a criatividade, a inovação e a iniciativa são reprimidas.

Estas “provas científicas” são depois a base justificadora de argumentos do tipo “não vamos tratar da mesma maneira o que é diferente” para justificar a discriminação. Por exemplo: As mulheres serão sempre mais lentas que os homens. Deve-se a encefalização do feto humano que causou a necessidade de entre outras coisas alterar a forma da bacia feminina tornando o seu movimento menos veloz.
Vamos por isso obrigar as mulheres a ficar em casa a ter filhos e proibi-las de praticar os 100 metros? É que eu tenho a certeza que apesar do meu corpo estar melhor desenhado para a corrida há muitas mulheres mais velozes do que eu.

Repare-se na não muito longínqua ideia das cotas masculinas para medicina. Como é que as mulheres com a sua menor aptidão para a matemática estão a ocupar a maior parte das vagas em medicina? Não estaremos a perder demasiadas professoras? E porque é que há tantos escritores? São os burros que não conseguiram ser engenheiros?

O problema que aqui se apresenta parece-me em grande medida um resultado duma visão economicista do mundo, a ideia que uma coisa só faz sentido se apresentar resultados imediatos e palpáveis para ser feita. A ideia que a educação serve para criar mão de obra.

Esquecem-se que a mudança é talvez a única coisa permanente no mundo que o que agora pode parecer pouco importante pode passá-lo a ser e vice-versa.
Esquecem-se que o mundo não está dividido em categorias facilmente arquiváveis e que a excepção é frequentemente a regra.

O Instituto da Inteligência tem um Blog em Português

Aconselho a leitura do livro The Mismeasure of Man de Stephen Jay Gould, principalmente a edição mais recente, 96 se não me engano. A temática tem precisamente a ver com isto ainda que aplicado aos Estados Unidos onde a tónica está nas diferenças raciais.

Afinal é normal

Um em cada três Portugueses sofre de distúrbios mentais.

Claro que o espectro parece demasiado abrangente. Como sempre a passagem de uma linguagem científica para uma linguagem corrente foi muito mal feita. Nos últimos dias saiu um estudo sobre inteligência que me parece tipificar esse problema. Infelizmente ainda não o consegui encontrar para comentar.

A ler


O telespectador nunca é vítima.

Entrevista a Muniz Sudré no DN.

Liberdade

É muito triste ver tanta gente a reclamar mais liberdade...

... para tirar liberdade aos outros.

segunda-feira, abril 25, 2005

Entretanto num mundo em que a ICAR não se ingere em politica

FRETILIN não quer que se repita a guerra civil de 1975

Bispos de Timor pedem demissão do primeiro-ministro:

“Os cidadãos deste país não se identificam com o modelo de sociedade que este Governo quer impor”, sublinham os prelados, na nota avançada pela Lusa.

De acordo com os bispos, “o sentimento profundo do povo anónimo que se expressou espontaneamente em massa (…) conduziu à exigência feita à FRETILIN, [partido] em maioria no Parlamento, de afastar imediatamente o primeiro-ministro actual e o seu Governo”.

Ok

Passaram 31 anos sobre uma revolução. Vamos ver quais são as apropriações patéticas do dia.
Às vezes penso que sou obsessivo-compulsivo.

Mas depois lembro-me que a doença bipolar é comum na minha familia.

domingo, abril 24, 2005

Quatro milhões estiveram em Roma para o funeral do papa.
300 mil estiveram em Roma para a entronização do novo papa.

O que é que seria dito se estes números se referissem a Meca, ao Ganjes ou a qualquer coisa não cristã?

Bolas, como é que eu nunca pensei nisto!

Fico sempre invejoso ao descobrir que alguém foi capaz de expôr com discreta elegância uma ideia ou conceito imensamente simples que eu nunca havia sido capaz de percepcionar.

A ler

sábado, abril 23, 2005

Actos Falhados

IP:TV

sexta-feira, abril 22, 2005

Crónica MST

Excelente crónica de Miguel Sousa Tavares embora me pareça que cometeu um erro. Bento XVI não acredita que só haja salvação na igreja católica. De facto foi criticado por grupos católicos extremistas (sim, há gente ainda mais extremista que Ratzinger).
Aparentemente Ratzinger até acredita que há salvação fora do catolicismo: "we are in agreement that a Jew, and this is true for believers of other religions, does not need to know or acknowledge Christ as the Son of God in order to be saved, if there are insurmountable impediments, of which he is not blameworthy, to preclude it. However, the fact that the Son of God entered history, made himself part of history, and is present as a reality in history, affects everyone."
Pode é ser mais difícil.

Oh, surpresa!

Bom Post

O Rui Tavares a mostrar porque é que o autor que mais me agrada no Barnabé.

quarta-feira, abril 20, 2005

Ouch

O Presidente dos EUA, George Bush solicita um encontro com o Presidente da Comissão Europeia. Barroso, rejubilando de alegria, aceita de imediato. No entanto, e por razões de segurança, a Casa Branca não comunica o horário de chegada de Bush a Bruxelas. Javier Solana combina então com Barroso que, quando o Presidente Norte-Americano estiver para chegar, ele receberia uma chamada telefónica uma hora antes tendo assim tempo para chegar ao aeroporto e receber George Bush, conforme manda o protocolo.
No dia previsto para a chegada de Bush, Barroso cancela todos os seus compromissos e fica fechado no seu gabinete esperando a ansiada chamada telefónica. Por volta das 21 horas decide ir para casa mantendo o telemóvel sempre à mão. Por volta das 23h. Barroso decide ir deitar-se. À meia-noite o telemóvel toca. É Javier Solana que lhe diz para vir de imediato para o aeroporto porque o Airforce One aterrará dentro de uma hora. Barroso veste-se apressadamente mas não deixando de colocar a gravata de estimação que lhe ofereceram nos Açores. Quando abre a porta de casa para sair e se dirigir ao seu carro, vê que está a chover copiosamente. Para chegar ao carro sem molhar completamente as calças, resolve arregaçar as pernas das mesmas, saltando a enorme poça de água que tinha pela frente.Chegado ao aeroporto encontra-se de imediato com Javier Solana e ambos se dirigem para o local onde acaba de aterrar o Airforce One. No momento em que a porta do avião se abre, e quando se espera a todo o momento a saída de Bush, Javier diz para Barroso: “Baixa as calças”. Barroso fica muito embaraçado e surpreendido e pergunta: “Ó Javier, nós precisamos assim tanto dele?”

P.S. Esta piada foi retirada do blog Destaques a Amarelo a ligação estava (e está) no título post mas não é clara. Por qualquer mal-entendido peço desculpa.

Bento XVI por Bento XVI - III

Sobre os divorciados:
"Face às novas propostas pastorais acima mencionadas, esta Congreção considera pois sue dever reafirmar a doutrina e a disciplina da Igreja nesta matéria. Por fidelidade à palavra de Jesus Cristo(5), a Igreja sustenta que não pode reconhecer como válida uma nova união, se o primeiro Matrimónio foi válido. Se os divorciados se casam civilmente, ficam numa situação objectivamente contrária à lei de Deus. Por isso, não podem aproximar-se da comunhão eucarística, enquanto persiste tal situação" (...) "Para os fiéis que permanecem em tal situação matrimonial, o acesso à comunhão eucarística é aberto unicamente pela absolvição sacramental, que pode ser dada «só àqueles que, arrependidos de ter violado o sinal da Aliança e da fidelidade a Cristo, estão sinceramente dispostos a uma forma de vida não mais em contradição com a indissolubilidade do matrimónio. Isto tem como consequência, concretamente, que, quando o homem e a mulher, por motivos sérios - como, por exemplo, a educação dos filhos - não se podem separar, "assumem a obrigação de viver em plena continência, isto é, de abster-se dos actos próprios dos cônjuges"»(8). Neste caso podem aproximar-se da comunhao eucarística, permanecendo firme todavia a obrigação de evitar o escândalo." (...) "reafirma a prática constante e universal, «fundada na Sagrada Escritura, de não admitir à comunhão eucarística os divorciados que contraíram nova união»(9), indicando os motivos da mesma. A estrutura da Exortação e o teor das suas palavras deixam entender claramente que tal prática, apresentada como vinculante, não pode ser modificada com base nas diferentes situações." (...) "O fiel que convive habitualmente more uxorio com uma pessoa que não é a legítima esposa ou o legítimo marido, não pode receber a comunhão eucarística. Caso aquele o considerasse possível, os pastores e os confessores - dada a gravidade da matéria e as exigências do bem espiritual da pessoa(10) e do bem comum da Igreja - têm o grave dever de adverti-lo que tal juízo de consciência está em evidente contraste com a doutrina da Igreja(11). Devem também recordar esta doutrina no ensinamento a todos os fiéis que lhes estão confiados."

Bento XVI por Bento XVI - II

Bento XVI por Bento XVI

Sobre as mulheres:
"Nas palavras que Deus dirige à mulher a seguir ao pecado, é expressa de forma lapidar, mas não menos impressionante, o tipo de relações que passarão a instaurar-se entre o homem e a mulher: «Sentir-te-ás atraída para o teu marido e ele te dominará» (Gen 3,16). Será uma relação em que frequentemente se desnaturará o amor na mera busca de si mesmo, numa relação que ignora e mata o amor, substituindo-o com o jogo do domínio de um sexo sobre o outro. A história da humanidade reproduz de facto tais situações, em que se exprime claramente a tríplice concupiscência que São João recorda, ao falar da concupiscência da carne, da concupiscência dos olhos e da soberba da vida (cfr 1Jo 2,16). Nesta trágica situação, perdem-se a igualdade, o respeito e o amor, que no plano originário de Deus a relação do homem e da mulher exige." (...) "A existência da vocação cristã à virgindade, audaciosa em relação à tradição veterotestamentária e às exigências de muitas sociedades humanas, é neste campo de grandíssima importância.17 Nega ela de forma radical toda a pretensão de fechar as mulheres num destino que seria simplesmente biológico. Como a virgindade recebe da maternidade física a advertência de que não existe vocação cristã senão no dom concreto de si ao outro, do mesmo modo a maternidade física recebe da virgindade o apelo à sua dimensão fundamentalmente espiritual: não é contentando-se em dar a vida física que se gera verdadeiramente o outro. Isto quer dizer que a maternidade pode encontrar formas de realização plena também onde não há geração física.18" (...) "A existência de Maria é um convite à Igreja para basear o seu ser na escuta e no acolhimento da Palavra de Deus, porque a fé não é tanto a procura de Deus por parte do ser humano, mas é sobretudo a aceitação por parte do homem de que Deus vem até ele, visita-o e fala-lhe. Esta fé, para a qual «nada é impossível a Deus» (cfr Jo 18,14; Lc 1,37), vive e aprofunda-se na obediência humilde e amorosa com que a Igreja sabe dizer ao Pai: «Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1,38). A fé leva constantemente a Jesus — «Fazei tudo o que Ele vos disser» (Jo 2,5) — e acompanha-O no seu caminho até aos pés da cruz. Maria, na hora das trevas mais profundas, persiste corajosamente na fidelidade, com a única certeza da confiança na Palavra de Deus." (...) "Numa tal perspectiva, também se compreende porque o facto de a ordenação sacerdotal ser exclusivamente reservada aos homens 22 não impede às mulheres de terem acesso ao coração da vida cristã. Elas são chamadas a ser modelos e testemunhas insubstituíveis para todos os cristãos de como a Esposa deve responder com amor ao amor do Esposo."

Já agora what the fuck is antropologia bíblica?

Timor-Leste

"All yesterday East Timor's Catholic radio had called on the tiny country's Catholics to "protest against Alkatiri - kick him out".

The call follows disagreement between the church, the most powerful institution in East Timor, and the Government over school curriculums.

The church wants the Catholic faith to be compulsorily taught in schools, but the Government insists that under the constitution East Timor is a secular state and that no one faith can be imposed on everyone."


"East Timor's Catholic radio, which broadcasts in the local Tetum language, yesterday told people: "Don't be scared for freedom."

The radio urged police to stop defending Mr Alkatiri and to "defend your own people"."


E em Portugal não se diz nada!!!

terça-feira, abril 19, 2005

Preciso de consolo












Ímpio de preferência...

Etiquetas:

Perdoa-lhes Senhor

Já comecei a ver as reacções pela blogsofera ao novo Papa.
Algumas reflexões:

  • Acredito que o Vaticano tem alguma influência no mundo. Talvez não tanto como alguns acreditam mas alguma.
  • Tal como o aborto pode ser discutido por aqueles que não geraram vida, também a fé pode ser discutida por aqueles que não a têm.
  • O Vaticano é um estado teocrático e o Papa mais que um líder religioso é também um líder político. Como tal as suas acções podem ser sujeitas a escrutínio por todos.
  • Quando um cardeal misógino, homofóbico, intolerante e anti-liberal com uma agenda ultra-conservadora é escolhido para líder máximo de uma igreja devemos ficar preocupados, ainda que os restantes cardeais tenham toda a legitimidade para o escolher.


  • Dito isto é claro que não posso estar contente com a ascenção de Bento XVI, uma vez que ele vai claramente tentar influenciar a legislação europeia a favor de uma normatividade exclusivista católica que me parece de todo reprovável.

    Infelizmente como já esperava muito dos nossos "liberais" parecem não compreender ou aceitar isto. No Blasfémias apenas Rui A. teve um bom post sobre a eleição e básicamente a comentar que não era inesperado.

    Compreendam, estou-me pouco lixando que Ratzinger seja papa. Mas que o líder político de um país seja um ultra-conservador apostado em vergar o mundo à sua visão da realidade mexe comigo, e não será por respeito às crenças dos outros que deixarei de defender OS MEUS direitos contra quem está apostado em retirar-mos.
    Bom, ao menos não é português.

    Papa Bento XVI

    Putting the smackdown on heresy since 1981

    Spanish Inquisition

    Ximinez: NOBODY expects the Spanish Inquisition! Our chief weapon is surprise...surprise and fear...fear and surprise.... Our two weapons are fear and surprise...and ruthless efficiency.... Our *three* weapons are fear, surprise, and ruthless efficiency...and an almost fanatical devotion to the Pope.... Our *four*...no... *Amongst* our weapons.... Amongst our weaponry...are such elements as fear, surprise.... I'll come in again.

    [The Inquisition exits]

    Chapman: I didn't expect a kind of Spanish Inquisition.


    Agora é a inquisição alemã.

    Às vezes odeio ter razão



    Só quero ver como é que vão lidar com este papa os nossos supostos liberais, as mulheres e os gays católicos.

    Segurança Social

    Um post n'As minhas Histórias chamou-me a atenção para uma coisa na qual nunca tinha pensado e que pode ter ramificações importantes. Uma das razões que é dada para o colapso do sistema de segurança social é a redução das taxas de natalidade associado ao aumento da esperança média de vida que cria uma assimetria entre a população activa e a população reformada. Haveria diversas formas de resolver isto; aumento da idade de reforma, abertura das fronteiras, criação de politicas pró-natalidade, privatização da segurança social etc.

    O que a Catarina chama a atenção é que os mesmo economistas alertam para a inevitabilidade do aumento do desemprego. Sendo assim como é que a medida mais falada na Europa, o aumento da natalidade resolve o problema? E como é que numa sociedade onde o desemprego prolifera se pode sustentar um sistema de segurança social privado?

    Não será então o problema falta de emprego, ou população em excesso?

    P.S. Na realidade à maioria dos neo-conservadores isto não interessará. A privatização da segurança social criará uma nova indústria, o encerramento das fronteiras ao mesmo tempo que se dificulta o acesso das mulheres ao mercado de emprego com o adequado incentivo à natalidade, reduzem a taxa de desemprego. Ou seja esta questão é vista pelo ângulo do colapso da segurança social porque é benéfica ao avanço de uma agenda conservadora e serve os interesses económico.

    AHAHAH!!!

    Novos Decos

    Obtido a partir d'Os Tempos que Correm.

    segunda-feira, abril 18, 2005

    Zelo

    Estou numa biblioteca onde frequentemente venho ler os jornais e consultar bibliografia. À minha esquerda estão duas miuditas de 10, 12 anos. Juntas no mesmo computador. Fazem o barulho típico da idade, nada de especial. Absorvido no meu trabalho não reparo em nada até que uma zelosa funcionária se aproxima delas e as repreemde por estarem juntas no mesmo computador e estarem a fazer barulho que poderia incomodar as pessoas que estavam a trabalhar.

    O barulho no qual não reparei.

    Até a zelosa funcionária me interromper a leitura de um artigo com a sua repreensão.

    Fiel ou infiel?

    Já começou

    Luís Delgado a atacar a limitação dos mandatos.

    Numa coisa o PSD tem razão, os mandatos dos deputados também deviam ser limitados, mas de maneira nenhuma é isto comparável ao caso dos autarcas. Os deputados estão sob uma fiscalização bem mais atenta.

    Surpresa

    Finalmente um artigo do João César das Neves que não me deu vontade de vomitar.

    Revisão científica

    Nos Estados Unidos, dois cientistas submeteram duas teses feitas de dados, gráficos e conclusões sem qualquer associação entre si a um congresso. Uma delas foi aceite. Só posso esperar que a revisão dos artigos propostos às revistas seja bem mais atenta.

    Sigh

    Agora já dão prémios científicos nos Globos de Ouro.

    Silvia Alberto para Herman José:
    - Não digas que nunca leste a teoria da relatividade?!

    domingo, abril 17, 2005

    Limitação dos mandatos

    O PSD não quer a limitação de mandatos pelo menos com efeitos retroactivos. Porquê?
    Será que os autarcas têm assim tanto poder nas estruturas do partido?

    sábado, abril 16, 2005

    Ratzinger

    Parece cada vez mais provável a eleição do Grande Inquisidor como o próximo Papa. Para mais informações sobre a peça ver aqui.

    O cardeal também tem um clube de fans com blog.

    Público

    Com o entusiasmo acerca das fotos da Isabel Figueira esqueci-me de recomendar a leitura da crónica do Miguel Sousa Tavares no Público de ontem. É bastante boa.

    sexta-feira, abril 15, 2005

    Isabel Figueira

    Graças à ajuda de Luís Mendes e a intensa pesquisa minha lá consegui arranjar fotos mais ou menos decentes da Isabel Figueira. Enjoy!







    O famigerado cartaz da Triumph com a Isabel Figueira à entrada de Lisboa (Catado da Net).

    E-Evangelismo

    Recebi isto no mail hoje. É das maiores piadas que já vi. Principalmente porque é suposto ser sério.

    Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
    Macabro!!!
    Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
    Ahh! O cinema celestial!
    Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
    Tinham logo de arranjar um gajo que cometeu todos os pecados possiveis!
    Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

    E o resto do mail:

    errais vós em razão de não saberdes as Escrituras... (Marcos 12 : 24)

    Deus não entregou seu filho Jesus a pagar um preço alto por você de graça. Tem que reconhecer Seu sacrifício, se arrepender, e aceita-Lo, seguindo Seus ensinamentos e não ensinamentos de (certas igrejas, padres, pastores, filósofos, etc, inclusive o seu, cito, aquilo que você "acha" que é certo ou pensa). Temos que seguir o que Deus quer, e a nossa opinião contra, não muda o que está escrito.

    Não se iluda o que a "multidão" diz, que todos são filhos de Deus, porque não são. Você não vai achar isso na Bíblia. A adoção de "FILHO" só é dada após o novo nascimento, isto é, aceitando Jesus.

    Quer Jesus em sua vida?

    É simples. Basta falar com Deus, aí na frente do computador mesmo. Veja o exemplo abaixo:

    "Querido Senhor Jesus, reconheço agora que sou pecador. Aceito o teu sacrifício na cruz do calvário. Abro meu coração e te recebo como meu Senhor e Salvador. Perdoa meus pecados, me dá o teu Santo Espírito, escreve meu nome no livro da vida e faz de mim uma nova criatura, em nome de JESUS CRISTO, AMÉM!"

    Se você fizer a oração acima com sinceridade, você é uma pessoa Salva, sua vida pertencerá a Jesus!

    E depois, o que fazer?

    Leia a Bíblia, de preferência de inicio lendo SALMOS e o NOVO TESTAMENTO. A Bíblia fechada é um livro qualquer, mas aberta, é a boca de Deus falando com o homem.

    A partir de então o Espirito Santo lhe encaminhará.

    Não deixe de ler a Bíblia e orar diariamente, isso lhe fortalecerá.

    Ao orar, (não reze; fazer oração repetitiva), fale com Deus; como por exemplo: do mesmo modo que você fala com seu melhor amigo, seu pai; converse, conte seus problemas e diga-O para dirigir sua vida na melhor direção na vontade Dele, de Deus. Conte a Ele sua vida (mesmo que Ele saiba, Ele quer ouvir isso de você). Conte seus problemas, suas dificuldades. Pois tenha certeza, Deus já traçou uma plano na sua vida.

    Procure pessoas que também passaram pelo novo nascimento, isto é, que aceitaram Jesus como você fez.

    Peça a Deus para guiar você, qual igreja ir, para ouvir sua palavra.


    Não vou comentar a parvoice que isto é. Apenas posso dizer o mesmo que Huxley:
    And thus, my dear Kingsley, you will understand what my position is. I may be quite wrong, and in that case I know I shall have to pay the penalty for being wrong.


    Escusado será dizer este mail convidava-me a ler a bíblia num site qualquer.

    quinta-feira, abril 14, 2005

    Sonhos

    Às vezes os sonhos são coisas estranhas. Raramente me lembro dos meus, mas tenho a perfeita recordação de um que tive aqui à uns anos, envolvia uma rapariga e uma carta que eu lhe teria escrito, ao qual ela respondeu. Só que eu nunca soube onde ela morava, e no sonho a carta com a resposta dela vinha como devolvida ao remetente. Mais a carta era um enorme envelope A4 com um gigantesco manuscrito que não cabia na caixa de correio do qual o retirei. Lembro-me de no sonho ler a carta e chorar como se um novo mundo se revelasse perante mim através dessas palavras. E depois o despertador tocou. Ainda hoje não sei se o que me custou mais foi não puder lembrar-me o que dizia a carta ou não conseguir lembrar-me da morada da rapariga.

    Deus já escolheu o Papa

    De acordo com o Público de ontem, o cardeal patriarca afirmou que Deus já escolheu o novo Papa.

    Acho piada a isto porque julgava que Deus nos tinha dado liberdade de escolha. Tudo bem que Deus devido à sua omnipotência e omnisciência já saiba todas as escolhas que vamos fazer mas supunha que as escolhas fossem nossas.

    Pelos vistos enganei-me.

    Imagem

    Qual é a cena de Portugal com a imagem? Onde quer que se discuta Portugal discute-se a imagem deste no mundo e a forma como é representado. Parece que não há nada mais importante que a imagem, que a verdadeira qualidade é algo de secundário e sem importância, que pode, tem, de ser sacrificado no altar da imagem. Um atleta tem uma prestação digna numa prova? Vamos condecorá-lo pela representação que fez do país, que se lixe o facto de nos estarmos pouco lixando para o seu desporto e nunca o termos apoiado antes. Um mau primeiro ministro vai dar de frosques e deixar um péssimo sucessor? Não há problema desde que vá representar o país, mesmo que num cargo no qual tem de ser absolutamente imparcial. Na Universidade de Coimbra e na AAC vejo a mesma coisa. O reitor muda o local do senado para uma carga policial ser mais discreta e não deixar má imagem da universidade, enquanto na associação muitas formas de protesto mediáticas são recusadas “porque tiram prestigio à universidade”, como se este fosse mais importante que a reivindicação dos nossos direitos e de melhores condições.

    Quando é que nos vamos passar a preocupar com as condições que temos, em vez de como parecemos aos outros?

    De que é que serve uma fachada bonita se os alicerces estão podres?

    quarta-feira, abril 13, 2005

    Consumo de Cannabis


    Image hosted by Photobucket.com



     Haverá alguma razão para os Holandeses mentirem?

    segunda-feira, abril 11, 2005

    Conclave II

    Ao menos têm falado de Bernard Law. Se calhar com o funeral o espirito critico está a regressar. Se calhar...

    Conclave

    De repente todos são peritos religiosos.

    Beyonce



    Etiquetas: ,

    Dread Lord


    - And then, after I overthrow this fool... Oh hello! I didn't know you were there!

    - Imbecile.

    Ilidan


    - I see... absolutely nothing.

    Etiquetas: ,

    domingo, abril 10, 2005

    In The Navy


    sábado, abril 09, 2005

    Idiossincrasias


    "Charles can marry twice! Gays can't marry once." Posted by Hello

    A igreja Anglicana criada por Henrique VIII para que este se pudesse divorciar após recusa do papa, condenou recentemente o divórcio.

    Etiquetas: , ,

    Aborto

    Defendo o aborto. Chamem-me assassino se quiserem, não me interessa. Também não acho que a lei como está seja muito má. Se acrescentassem às excepções da lei a menoridade da mãe, isso seria satisfatório para mim.

    Mas não tolero de todo a hipocrisia. A conversa dos pró-vida acerca da educação sexual, que na realidade nunca defendem. Veja-se o João César das Neves por exemplo. A educação sexual está legislada há 20 anos e é uma das razões que é dada para não liberalizar o aborto, mas onde é que existe verdadeiramente? Eu nunca a tive na escola. Tenho a certeza que estes senhores seriam os primeiros a retirá-la da lei se isso não servisse os seus interesses. Assim têm uma arma contra a legalização do aborto, segura porque é relegada para a esfera do privado pelo facilitismo e deixar andar portugueses.

    Depois convém ver quem é que é julgado pelo crime de aborto. Não vou entrar pela angústia que estas mulheres sofrem ao fazer um aborto. Tenho a certeza que pelo menos para a maioria será uma decisão difícil e que muitas foram vítimas de uma cultura de submissão e ignorância, ou de acidentes inevitáveis, mas também acredito na responsabilidade individual e no dever de assumirmos as consequências dos nossos actos, e a contracepção é bem mais simples, segura e económica que o aborto. Só que quem está nos tribunais a ser julgado são aqueles que não puderam ir a outros países abortar em condições de segurança higiene e legalidade, fora da jurisdição da polícia portuguesa. Neste sentido a liberalização do aborto seria um incentivo ao investimento na educação sexual.

    Também não sei até que ponto se fossem os homens a suportar o ónus da gravidez (tudo o resto sendo igual), o aborto seria crime. Até há bem pouco tempo metade das gravidezes terminava na morte do feto ou da mãe. E até há bem menos tempo um homem conseguia facilmente escapar à paternidade (com dinheiro e um bom advogado ainda hoje em dia consegue). Quando dizem que ao abortar uma mulher pode ignorar os desejos do pai, o que quanto a mim é um dos bons argumentos contra a liberalização do aborto, deviam lembrar-se destes factos e de que ainda são as mulheres maioritariamente responsáveis pelo cuidado e educação das crianças.

    Outro argumento que me irrita é o de que é uma vida que é arrancada do ventre da mãe. Uma mulher tem à nascença cerca de 6 mil milhões de ovos não maturados nos ovários, uma porção significativa dos quais morrerá até à puberdade, e os restantes na menopausa, exceptuando cerca de 40 que maturarão completamente, e dos quais será fertilizado talvez meia dúzia, dos quais quatro não deverão conseguir fixar-se às paredes uterinas não constituindo portanto uma gravidez (ainda que tendo havido fertilização e portanto concepção). Ou seja a existência de uma mulher é um genocídio, apenas minorado pelos milhares de espermatozóides sacrificados por um homem em cada ejaculação. Se nós definimos o fim da vida enquanto o fim da actividade cerebral porque não definir o seu início da mesma maneira. E se tivesse sido eu arrancado do ventre da minha mãe? E se eu fosse o óvulo que nunca maturou ou o espermatozóide que chegou atrasado? E se o céu fosse vermelho e a humanidade nunca tivesse aparecido?

    A liberalização do aborto não é o mesmo que a sua moralidade, nem implica a obrigatoriedade da sua realização.

    Etiquetas: ,

    ???

    Alberto João Jardim e a sua retórica de pacotilha são aplaudidos entusiasticamente pelo PSD...

    As I Sat Sadly By her Side - Nick Cave & The Bad Seeds

    As I sat sadly by her side
    At the window, through the glass
    She stroked a kitten in her lap
    And we watched the world as it fell past
    Softly she spoke these words to me
    And with brand new eyes, open wide
    We pressed our faces to the glass
    As I sat sadly by her side

    She said, "Father, mother, sister, brother,
    Uncle, aunt, nephew, niece,
    Soldier, sailor, physician, labourer,
    Actor, scientist, mechanic, priest
    Earth and moon and sun and stars
    Planets and comets with tails blazing
    All are there forever falling
    Falling lovely and amazing"

    Then she smiled and turned to me
    And waited for me to reply
    Her hair was falling down her shoulders
    As I sat sadly by her side

    As I sat sadly by her side
    The kitten she did gently pass
    Over to me and again we pressed
    Our different faces to the glass
    "That may be very well", I said
    "But watch the one falling in the street
    See him gesture to his neighbours
    See him trampled beneath their feet
    All outward motion connects to nothing
    For each is concerned with their immediate need
    Witness the man reaching up from the gutter
    See the other one stumbling on who can not see"

    With trembling hand I turned toward her
    And pushed the hair out of her eyes
    The kitten jumped back to her lap
    As I sat sadly by her side

    Then she drew the curtains down
    And said, "When will you ever learn
    That what happens there beyond the glass
    Is simply none of your concern?
    God has given you but one heart
    You are not a home for the hearts of your brothers

    And God does not care for your benevolence
    Anymore than he cares for the lack of it in others
    Nor does he care for you to sit
    At windows in judgement of the world He created
    While sorrows pile up around you
    Ugly, useless and over-inflated"

    At which she turned her head away
    Great tears leaping from her eyes
    I could not wipe the smile from my face
    As I sat sadly by her side

    Etiquetas: ,

    Kenshin

    My top result for the SelectSmart.com selector,
    Which Samurai warlord are you?,
    is Uesugi Kenshin

    E já agora o seu poema de morte:

    Mesmo uma prosperidade vitalícia não passa de um copo de sake
    Uma vida de quarenta e nove anos é passada num sonho
    Não sei o que é a vida, nem a morte.
    Ano vem ano vai – tudo apenas um sonho.
    Paraíso e Inferno para trás
    Fico perante a Madrugada luarenta
    Livre de nuvens de apego

    Tradução trapalhona...

    Mau perder

    Irá Ashura
    dominar um homem como eu?
    Eu nascerei de novo
    e cortarei a cabeça
    de Katsuie


    Poema funerário de Takemata Hideshige, após ser derrotado por Shibata Katsuie.

    Facto inútil do dia

    Foram os portugueses a introduzir as cartas de jogar, karuta, no Japão.

    sexta-feira, abril 08, 2005

    Nota mental

    Tenho realmente de reler os meus posts. O número de erros ortográficos dos quais só me apercebo depois de publicar os posts é tremenda.

    Druid of the Talon


    -I am the Dark Knight... elf.

    Etiquetas: ,

    Chieftain


    - Pass the peace pipe.

    - Hey... 'puff, puff, give', that's the rule.

    - Wooooa, I can see my ancestors.

    Etiquetas: ,

    Death Knight



    - I am the One Horseman of the Apocalypse.